Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Igualdade de gênero já se desenha no horizonte contábil

Igualdade de gênero já se desenha no horizonte contábil

Mulheres ocupam cada vez mais cargos na contabilidade nacional, a exemplo do que acontece em outros países.

Como reflexo da luta, já centenária, por igualdade entre homens e mulheres, é crescente a participação do sexo feminino no campo da contabilidade, que tradicionalmente era domínio masculino.

De acordo com a pesquisa realizada pela International Federation of Accountants (IFAC), organização global que representa a profissão contábil, a participação das mulheres no setor aumentou significativamente nos últimos anos.

É bom lembrar que a Ifac é presidida por Asmâa Resmouki, originária da região da África-Oriente Médio e terceira mulher a comandar a instituição, ficando no cargo até novembro de 2024.

Segundo a entidade, estima-se que as mulheres representam cerca de 50% dos profissionais contábeis em todo o mundo. Esse crescimento reflete, mesmo considerando-se os desafios que ainda são muitos – como a presença feminina ainda bem menor em cargos de lideranças – a luta pela promoção da igualdade de gênero e da diversidade no âmbito contábil.

No contexto nacional, observamos aumento notável na representação delas. Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), mais de 43% dos registros de profissionais ativos nos conselhos regionais são de mulheres. E mais: 11 estão à frente dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) em todo o Brasil.

Um dos fatores que contribui diretamente para tal cenário é o aumento da participação feminina nos cursos de Contabilidade. O Censo da Educação Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revela que, em 2020, por exemplo, elas representaram aproximadamente 59% dos estudantes matriculados em cursos de Ciências Contábeis no país. Constatou-se que os estudantes de Ciências Contábeis eram, em sua maior parte, do sexo feminino, tanto na modalidade de Educação a Distância quanto na de Educação Presencial (respectivamente, 59,6% e 59,0%). As estudantes, no segmento mais jovem, até 24 anos, constituíram 12%, na Educação a Distância e 27,8%, na Presencial.

Quando analisamos especificamente o setor contábil que atua no modelo de Business Process Outsourcing (BPO) não é diferente: elas formam ampla maioria, com 68% do pessoal empregado, de acordo com dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), que serviram de base para o Panorama de Serviços de Apoio Administrativo realizado pela Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa) e analisados pelo professor Victor Pelaez, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O dado ganha ainda mais peso quando olhamos para o tamanho da contabilidade dentro do BPO. Segundo os números do Panorama, é a segunda maior área, ocupando 26% das cinco componentes que são Serviços Combinados de Escritório (50%), Consultoria em Gestão Empresarial (12%), Preparação de Documentos (12%) e Consultoria e Auditoria Contábil e Tributária (2%).

São números encorajadores que demonstram que as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço na contabilidade, trazendo suas habilidades e perspectivas únicas para a profissão. Não há dúvida também que é preciso continuar avançando, afinal a presença feminina no segmento contribui para um ambiente mais diversificado e inclusivo, convergindo para melhores resultados financeiros e tomadas de decisões mais eficazes.

×

Atendimento WhatsApp

×