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Covid-19 é um MBA para qualquer gestor

Covid-19 é um MBA para qualquer gestor

Saber receber feedback, pedir ajuda e mostrar empatia são alguns dos pontos a serem trabalhados

A inteligência emocional é um aspecto importante no mercado de trabalho — e, para desenvolvê-la, alguns passos simples podem ajudar.

Em artigo no portal Inc., o autor Justin Bariso listou 12 dicas que ele costuma passar para aqueles que querem desenvolver a inteligência emocional. Confira a seguir:

1. Abrace “a regra do silêncio constrangedor”
Quando alguém fizer uma pergunta profunda ou desafiadora, não responda de imediato. Em vez disso, siga a regra do "silêncio constrangedor". Dê uma pausa e pense com cuidado antes de responder. Não tenha medo de levar 5, 10 ou 15 segundos para dar o retorno.

Ao fazer isso, você controla suas emoções e alivia a pressão. Estando calmo e tomando seu tempo, você pode refletir e produzir respostas de melhor qualidade.

2. Use o "truque dos três segundos"
“Há três coisas que você deve se perguntar antes de dizer algo”, disse o comediante Craig Ferguson em uma entrevista.
- Isso precisa ser dito?
- Isso precisa ser dito por mim?
- Isso precisa ser dito por mim agora?

Esse diálogo mental pode levar apenas alguns segundos, mas é capaz de prevenir anos de arrependimento.

3. Tente controlar seus pensamentos
Você pode não ser capaz de prevenir uma certa emoção ou sentimento, mas pode controlar sua reação à sensação — esforçando-se para controlar seus pensamentos.

Por exemplo, considere o clima atual. A pandemia do novo coronavírus pode causar uma série de emoções negativas. Mas insistir nesses sentimentos negativos ou desejar que as coisas sejam diferentes não é muito produtivo. Em contrapartida, se você conseguir reorientar seu pensamento para aquilo que você tem controle, poderá tirar o melhor de uma situação difícil.

4. Ouça o feedback
Ninguém quer ser criticado. Mas é importante perceber que quase todo feedback é valioso. Isso porque, certo ou errado, dá informações sobre como você é percebido pelos outros.

É claro que, se alguém te dá um feedback negativo, é difícil de aceitar. É por isso que você não deve responder de imediato. Em vez disso, aguarde um pouco, até que você tenha suas emoções sob controle. Então, pergunte-se como o feedback pode torná-lo melhor. Ou como pode te ajudar a entender melhor os outros.

5. Torne seu feedback construtivo
Dar feedback é uma história diferente. Concentre-se em elogios sinceros, pois isso motivará as pessoas a continuar fazendo corretamente. E, se fizerem algo errado, não se concentre no negativo.

Em vez disso, enquadre seus comentários como construtivos, compartilhando, por exemplo, como você costumava cometer um erro semelhante até que alguém o indicasse. Dessa forma, a outra pessoa te verá como um parceiro que está tentando ajudar, não um oponente tentando prejudicar.

6. Discorde e se comprometa
Haverá tempos em que você e seu time, seu parceiro, ou outra pessoa importante para você, irão discordar sobre como lidar com uma situação. Vocês discutiram minuciosamente os prós e contras, e ninguém quer mudar de opinião? Discorde e se comprometa.

Quando você discorda e se compromete, você reconhece que a única forma de seguir em frente é se alguém desistir, então você se torna essa pessoa. Mas em vez de tentar sabotar a decisão, você assume um compromisso sincero de fazê-la funcionar. Ao participar, você comunica confiança — e encoraja seus parceiros a fazer o mesmo por você no futuro.

7. Mostre empatia
Para melhorar na demonstração de empatia, resista ao desejo de julgar a situação dos outros, e concentre-se nos sentimentos deles. Tudo começa com a escuta, e não interrompendo com a proposta de uma solução ou dispensando a outra pessoa. Em outras palavras, não diga: “Bem, isso não é grande coisa. Eu já lidei com isso antes — basta fazer isso.” No lugar dessa postura, pergunte-se: “Quando foi a última vez que me senti dessa forma? Como eu gostaria que os outros me tratassem?”

Empatia não é igual a acordo. É se esforçar para entender e se identificar com a outra pessoa — e isso leva a relacionamentos mais fortes.

8. Peça ajuda
Se você está enfrentando uma situação difícil, o orgulho pode ditar que você tente resolver tudo sozinho. Mas o orgulho pode ser destrutivo. Quando você procura os outros para pedir ajuda, mostra que as valoriza, bem como valoriza as habilidades que possuem. É como se você dissesse: “Eu não posso fazer isso sem você.” Ou, no mínimo: “Eu prefiro fazer isso com você”. Dar a oportunidade para que as pessoas te ajudem faz com que elas se sintam bem. E ao dar essa chance de participar, você os transforma em parceiros que investem no seu sucesso.

9. Ajude os outros
Da mesma forma, uma das melhores maneiras de impactar positivamente os outros é oferecer ajuda. Não espere que eles peçam. Se você vê uma necessidade, ofereça assistência. Ou, melhor ainda, entre em ação. Ao demonstrar essa vontade de se envolver, você cria confiança e inspira.

10. Peça desculpas
Você já disse ou fez algo de que se arrependeu e gostaria de voltar atrás? Não é fácil pedir desculpas, mas fazê-lo demonstra humildade e atrai as pessoas para você.

Lembre-se também de que pedir desculpas nem sempre significa que você está errado. Simplesmente significa que você valoriza mais o seu relacionamento do que o seu ego.

11. Perdoe
E se outra pessoa fez algo para prejudicá-lo? Se foi de propósito ou não, ficar insistindo nisso não vai te ajudar em nada. Na verdade, se o ressentimento deixá-lo amargurado, é como esquecer uma faca dentro de uma ferida — nunca permitindo que ela se cure. Pesquisas científicas indicam que praticar o perdão melhora sua saúde física, mental e emocional.

12. Seja você mesmo
Pode ser tentador dizer coisas que os outros querem ouvir, mesmo quando não acreditamos 100% nelas. Mas trilhar esse caminho acaba com a confiança. Eventualmente, as pessoas vão começar a ver através de você. E a confiança é bem mais difícil de recuperar uma vez que a perdemos. Sendo assim, não tenha medo de ser você mesmo. Diga o que você pensa. Nem todos vão gostar disso. Mas aqueles que importam vão.

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